cláudia müller

Atua nos campos da dança e performance como artista, professora e curadora. Doutora e Mestre em Artes pela UERJ (2012). Professora do curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde também coordena o grupo de Pesquisa Dramaturgias Plurais. Seus trabalhos artísticos vêm sendo apresentados em festivais e centros de arte no Brasil (Palco Giratório, Panorama de Dança, Bienal Sesc de Dança), Argentina (Festival de Danza de Buenos Aires), Chile (Escena Doméstica, Festival UARCIS), Espanha (In-Presentable, BAD, La Laboral Escena, ARTIUM), Marrocos (On Marche), e Portugal (Festival Al Kantara), entre outros. Fez parte da equipe de curadoria da Bienal Sesc de Dança de 2017 e do projeto Modos de Existir 8 do Sesc Santo Amaro/SP (2018).

daniella aguiar

Professora do bacharelado em Dança e do mestrado em Artes Cênicas do Instituto de Artes (Univ. Fed. de Uberlândia), onde coordena o Grupo de Pesquisa Dramaturgias Plurais. Desenvolve pesquisa artística e teórica em tradução intersemiótica e intermidialidade, desde 2007, com foco nas relações criativas entre danças e artes (literatura, música, mídias locativas). No doutorado em Literatura Comparada (UERJ) desenvolveu pesquisa sobre traduções da obra de Gertrude Stein para dança contemporânea.

curso

O curso utilizará exercícios coletivos de feedback como ferramentas para pensar os processos de criação de trabalhos artísticos. Esses exercícios são baseados no método DAS (método de feedback desenvolvido no departamento de teatro da Amsterdam University of the Arts) e têm como principais objetivos empoderar artistas e seus trabalhos, propiciar análises para além dos julgamentos e oferecer subsídios para debates críticos precisos. Abordaremos as diferentes perspectivas de construção de uma obra: o contexto no qual se origina, as questões que propõe, a relação com o público, as possíveis formatações prévias da obra para se adequar ao seu contexto de exibição (duração, uso do espaço, disposição do público etc.). Através dessas experiências,  participantes terão oportunidade de ampliar discussões sobre seus processos, bem como de examinar o feedback como recurso para a construção de seus trabalhos.

Serão selecionadas 5 pessoas para participarem do Curso que tenham interesse em compartilhar algum processo artístico autoral e receber feedback coletivo. Essas participantes receberão uma bolsa no valor de R$500,00. Serão selecionadas outras 10 artistas/estudantes de artes para participação no acompanhamento dos exercícios de feedback (participação sem bolsa).
Priorizaremos a seleção de mulheres, pessoas negras e LGBT+. Além disso, dentre as cinco bolsas, uma será direcionada, prioritariamente, para estudante do Curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia e uma segunda bolsa para artista residente no estado de Minas de Gerais.

Elemento01.png
Foto%20Cl%C3%A1udia_edited.png