Elemento01.png

tuca pinheiro

Bailarino, diretor, coreógrafo, professor e pesquisador com formação em dança clássica e contemporânea, desenvolvendo estudos, parcerias e criações com artistas brasileiros e estrangeiros. O artista desenvolve a pesquisa "A Urgência da Ineficiência e Errância dos Corpos", tema da sua oficina na 7ª edição da PARALELA, desde 2014. Tuca atuou como artista colaborador e provocador em processos de criação junto a companhias, grupos, coletivos e artistas independentes da cena contemporânea. Atualmente, é representante da cadeira da dança no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Belo Horizonte; além disso, é um dos idealizadores do Fórum Municipal da Dança de BH e do Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte. Regularmente, ministra palestras e workshops sobre Políticas Culturais para a Dança.

oficina

A oficina é um trabalho de pesquisa desenvolvido pelo diretor coreográfico e pesquisador Tuca Pinheiro, no intuito de fomentar, discutir e propor, através de um diálogo horizontalizado, ferramentas, provocações, e outras
lógicas que auxiliem os interessados na pesquisa corporal , e nos interessados em composição e criação coreográfica em dança contemporânea; (re)organizarem os respectivos materiais corporificando conceitos de ineficiência e errância-instabilidade e esburacamentos nos respectivos repertórios. O
esburacamento dos registros corporais como possibilidade de dialogar com outras propostas corporais.


Esburacar enquanto possibilidade de abrir frestas. A instabilidade e o erro como suportes para o entendimento da produção artística como uma prática que não pertence ao campo da exatidão. Conceitos de lógica, potência e dispositivos que se configuram no corpo , propondo outros possíveis estados corporais.

Materiais necessários a serem providenciados pela(o) participante: folhas de papel ofício A3 ou A4, rolo de fita crepe, pincel atômico (qualquer cor), lápis preto, roupas confortáveis, espaço que possibilite práticas corporais e bloco ou caderno para anotações.

Elemento02.png