|| A PARALELA surgiu em 2015, como uma proposta do grupo de pesquisa SPIRAX, coordenado pelo artista e professor Alexandre Molina, para compartilhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do componente curricular Práticas em Dança II: performances do corpo, do Curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

Tradicionalmente, o Curso de Dança realiza o evento Sala Aberta, espaço para apresentação de trabalhos, avaliação de professores e artistas convidados, entre outras atividades.

 

As ações da PARALELA, então, se articularam com a organização do Sala Aberta para acontecer paralelamente, relacionando as discussões e ocupando os intervalos do evento primário.

 

Além da apresentação de estudantes, contou ainda com a participação de uma artista residente para que alunos pudessem se relacionar com experiências profissionais no campo da arte, para além das atividades acadêmicas.

Então, a PARALELA tomou fôlego e tornou-se um evento independente. Esse formato vem se aprimorando ao longo dos anos, sempre em diálogo com o contexto histórico-político-social que o Brasil está vivendo. ||

Foto-Alexandre-Molina.jpg

EQUIPE PRLL

Alexandre Molina

  • Facebook
  • Instagram

Professor do Curso de Bacharelado em Dança da UFU, é doutor em Artes Cênicas (2015), mestre em Dança (2008) e especialista em Estudos Contemporâneos de Dança (2005) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sua licenciatura é em Educação Física (2001) pela UFU. Desenvolve trabalhos solos ou em parceria com outros artistas, como Fernanda Bevilaqua, Wagner Schwartz, Marcelo Camargo, Jorge Alencar e Rita Aquino. Atualmente, exerce a função de Diretor de Cultura (DICULT/PROEXC) da UFU. Atuou como representante do setor da dança no Conselho Estadual de Políticas Culturais de Minas Gerais e integra o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Uberlândia como representante da UFU.

 

É o idealizador e curador da plataforma PARALELA.

Marcelo Camargo

  • Facebook
  • Instagram

Mestrando em Artes Cênicas pela UFU, é bacharel em Artes Visuais (2010) e em Teatro (2017) também pela UFU. Tem experiência na área das Artes Cênicas, com ênfase em performance. Também trabalha como designer gráfico, atuando ainda no campo da literatura e na produção audiovisual. 

 

Ainda como estudante, começou a contribuir com a PARALELA e é curador do projeto desde 2017.

Foto-Marcelo.jpeg
Foto-Vanessa.jpg

Vanessa Garcia

  • Facebook
  • Instagram

Mestre em Arte Cênicas (2019) pela UFU, possui graduação em Dança (2016) pela mesma instituição.  Iniciou sua trajetória na Dança de Rua aos 11 anos de idade na cidade de Uberlândia/MG, em 2005.  Trabalha como produtora cultural realizando a elaboração e a execução de projetos culturais na área de dança. Tem formação em patrimônio cultural imaterial e é conselheira suplente na cadeira de produtores e espaços culturais no Conselho Municipal de Política Cultural de Uberlândia.

 

É produtora e uma das curadoras da PARALELA.