top of page

A PARALELA surgiu em 2015, como uma proposta do grupo de pesquisa SPIRAX, coordenado pelo artista e professor Alexandre Molina, para compartilhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do componente curricular Práticas em Dança II: performances do corpo, do Curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

Tradicionalmente, o Curso de Dança realiza o evento Sala Aberta➚ , espaço para apresentação de trabalhos, avaliação de professores e artistas convidados, entre outras atividades.

 

As ações da PARALELA, então, se articularam inicialmente com a organização do Sala Aberta para acontecer paralelamente, relacionando as discussões e ocupando os intervalos do evento primário.

Além da apresentação de estudantes, a PARALELA contou ainda com a participação de uma artista residente para que alunos pudessem se relacionar com experiências profissionais no campo da arte, para além das atividades acadêmicas.

Então, a PARALELA tomou fôlego e tornou-se um evento independente. Esse formato vem se aprimorando ao longo dos anos, sempre em diálogo com o contexto histórico-político-social que o Brasil está vivendo.

Conheça a

equipe PRLL ➘

Alexandre.png

Alexandre Molina

Instagram➚ 

É o idealizador e um dos curadores da PARALELA plataforma de arte, criada em 2015. Atua como professor do Curso de Bacharelado em Dança e do Programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFU; é doutor em Artes Cênicas (2015), mestre em Dança (2008), especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2005) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona em parceria com o Itaú Cultural (2018). É artista da dança e da performance e criou, com Marcelo Camargo, o projeto Mostra de Dança Impressa (MDI), com o selo PRLL. Atualmente, exerce a função de Diretor de Cultura na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/Dicult) da UFU

Marcelo.png

Marcelo Camargo

Instagram➚ 

Doutorando em Dança pela Universidade Federal da Bahia, mestre em  Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia,  bacharel em Artes Visuais  e em Teatro  também pela UFU. Artista da cena, entre dança, teatro, performance, audiovisual e  livro. Idealizador e curador da MDI - Mostra de Dança Impressa em parceria com Alexandre Molina. Coordenador da coleção de livros  ARS COMBINATORIA. Fã de Caetano e Xuxa. É curador da PARALELA desde 2017.

BrunaBrunu.png

Bruna Brunu

Instagram➚ 

Artiste transdisciplinar do corpo, do vídeo e da fotografia. Com formação acadêmica em Teatro buscou ramificar suas ações artísticas encontrando a performance como a intersecção desses fazeres. É idealizadore da produtora cinematográfica @sapatafilmes onde realiza produtos audiovisuais e a MAMu - Mostra Audiovisual de Mulheres.
Perpassou e perpassa por diversos projetos culturais incentivados pelos Programas de Incentivo à Cultura de todo o Brasil, entre eles  Proac, Natura Musical, Lmic e Pmic.  Ganhou o 1° Prêmio Paralela de Dança pela Mostra Paralela. Foi premiade com   o álbum visual "Brota" melhor vídeo em música pelo Festival CUBO de cinema - Lisboa e Festival Hohip - Índia.

Carlos.png

Carlos G. Ferreira

Instagram➚ 

Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação e graduado em Comunicação Social pela UFU. Trabalha na comunicação da Paralela - Plataforma de Arte desde a sexta edição, desenvolvendo a identidade visual e à frente do planejamento de comunicação. Também é diretor criativo de seu estúdio, em que busca borrar as fronteiras entre comunicação, cultura e tecnologias por meio de projetos de estratégia de conteúdo e direção de arte.

Daniella.png

Daniella Aguiar

Instagram➚ 

Professora do bacharelado em Dança e do mestrado em Artes Cênicas do Instituto de Artes (UFU), onde co-coordena o Grupo de Pesquisa Dramaturgias Plurais. Desenvolve pesquisa artística e teórica em tradução intersemiótica e intermidialidade, desde 2007, com foco nas relações criativas entre danças e artes (literatura, música, mídias locativas). No doutorado em Literatura Comparada (UERJ) desenvolveu pesquisa sobre traduções da obra de Gertrude Stein para dança contemporânea.

Gabriel.png

Gabriel Rodrigues

Instagram➚

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Uberlândia e há seis anos trabalha com marketing digital e criação de conteúdo em Uberlândia (MG). Está junto a Carlos na comunicação da Paralela - Plataforma de Arte desde 2020 e, também, à frente da direção de conteúdo do estúdio que compartilham.

Lu Luciana.png

Lu Luciana

Instagram➚ 

Artista atuante nas área da dança, iluminação e produção cultural. Com formação em Ciências Sociais pela UNICAMP e graduanda em Dança na UFU. Tem investigado a luz como principal matéria de trabalho e criação em dança. Em 2022 estreou "Um sutil espetáculo luminoso"  que foi selecionado para compor a programação da Mostra PARALELA 2022 em Uberlândia e Inverno Cultural UFSJ 2023. Participa do Provisório Corpo Grupo de Dança e do grupo de estudos Cênica Luz.

Mario Leonardo.png

Mario

Leonardo

Instagram➚

Ator, iluminador e arte educador. Graduado em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG) em 2020. Possui formação técnica em instrumento musical pelo C.E.M. Dr. José Zóccoli de Andrade, Ituiutaba/MG. É professor de Arte na rede pública de Uberlândia/MG, além de arte educador e iluminador da Cia. Cultural Emcantar. É ator no espetáculo "IRX.427" e ator convidado pela DasDuas Cia de Teatro, no espetáculo "O Pastelão e a Torta", ambos de 2023. É, também, Coordenador Técnico da "PARALELA Plataforma de Arte" desde 2019.

Milene.png

Milene

Chinquio

Instagram➚ 

Graduanda em Dança pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bacharel contábil e com pós graduação em gestão de eventos culturais. Como produtora atua em trabalhos como Trabalho normal da artista Claudia Muller (2023),  participou da criação e produção do Festival Entre artes realizado pelo Instituto de Arte da UFU  de 2018 a 2020 e faz parte da equipe  de produção da Paralela Plataforma desde 2019.

Vanessa.png

Vanessa

Garcia

Mestre em Artes Cênicas e graduada em Dança pela Universidade Federal de Uberlândia. Iniciou sua trajetória na Dança de Rua aos 11 anos de idade na cidade de Uberlândia-MG no ano de 2005. Em 2012 ingressou na Graduação em Dança entrando em contato com a Dança Contemporânea e suas diversas formas de criação. Desde 2015, Vanessa trabalha como produtora cultural realizando a elaboração e execução de projetos culturais na área de dança. Criou a produtora cultural Udi Crew, pela qual realiza diversas ações voltadas para a Cultura Hip Hop em Uberlândia. Além disso, faz a  coordenação de produção da Paralela Plataforma de Arte e é produtora do Provisório Corpo Grupo de Dança. Corporalmente Vanessa pesquisa Danças Urbanas, Dança Contemporânea e Performance presencialmente e nos meios audiovisuais.

bottom of page