2018
\\ Realizada de 28 novembro a 02 de dezembro, a quarta edição da PARALELA ocorreu em um momento político de muita instabilidade.
Neste cenário, o evento não contou com patrocínio. Somente foi viabilizado através de edital interno da própria UFU, com o edital PROSSIGA (Programa Institucional de Graduação Assistida), da Pró-reitoria de Graduação, que custeou a vinda de uma das convidadas. O Instituto de Artes (IARTE) também financiou a participação de outro convidado. Também contou com o apoio do Museu Universitário de Arte (MUnA) e da Prefeitura de Uberlândia com a liberação de espaço físico para as atividades. Fundamental para essa edição foi a parceria com o Provisório Corpo Grupo de Dança, com direção de Ricardo Alvarenga, cuja estreia do trabalho Dispositivo Coreográfico se deu na abertura dessa edição. A programação da edição 2018 contou ainda com os trabalhos do projeto Circulandô, da turma de Estágio Profissional do Curso de Dança da UFU.
Mesmo com todo o clima de pessimismo e receio que se instalou após a eleição presidencial de 2018, a PARALELA aconteceu com o engajamento da comunidade artística para marcar posições, colocar-se a luta e pelo desejo de fazer juntos.
Confira só o que rolou na quarta edição da PARALELA:
DISPOSITIVO COREOGRÁFICO, por Provisório Corpo Grupo de Dança;
WORKSHOP “PRÁTICAS DE ENCANTAMENTO E EROTÍSMO DA MATÉRIA”, com Elisabete Finger;
PALESTRA-PERFOMANC “SOBRE COVERS, BRINQUEDOS E OUTROS SIMULACROS”, por Henrique Saidel;
LANÇAMENTO DA BERROS REVISTA DE ARTISTA, com Mara Leal e Marcelo Camargo;
AMARELO, por Elisabete Finger;
PRETEXTO – COR[AGE], por Alexandre Rodrigues;
CRIANÇA VIADA, ADULTO NA LAMBADA, por Ricardo Moraes;
NOUTROS TEMPOS, NESTE TEMPO, por Ana Paula Bernardes;
TREMORES, por Renata A. Silva;
QUIMERA, por Thássia Soares.
CURADORIA 2018: Alexandre Molina e Marcelo Camargo.