2015
\\ Entre 23 e 27 de novembro de 2015, no campus Santa Mônica da UFU, paralelamente ao evento Sala Aberta, acontecia a primeira edição da PARALELA arte.corpo.performance, um espaço e momento para que estudantes do curso de Dança da UFU e artistas profissionais do campo da performance dialogassem em meio à arte e à expressividade dos corpos suas experiências e ideias.
ARTE.CORPO.PERFOMANCE
A PARALELA resultou do desejo de ampliar as possibilidades e trocas artísticas. Desde a sua primeira edição a sua proposta foi:
formar artistas
como artistas.
No ano de 2015, a PARALELA reuniu, além das apresentações artísticas, uma residência artística com a performer Michelle Mattiuzzi e uma roda de conversa sobre performance com a participação do performer Ricardo Alvarenga.
A primeira edição da PARALELA recebeu uma expressiva programação. Alunos do curso, artistas inscritos e convidados trabalharam com o tema sugerido: os mais inusitados e improváveis espaços para acontecimentos artísticos
(um banheiro, uma calçada,
um quintal, um telhado, uma árvore, um canto…).
Essas foram as produções e artistas que fizeram a PARALELA de 2015:
NADA, TUDO VIROU NADA, por Rosângela Borges;
SE VESTINDO DE MIM, por Thassia Camila;
FECHOS, por Aline Salmin;
BOLSA DE VALORES, por Zezé Grillo;
ESTAR E NÃO ESTAR, por Isabella Henriques;
A BONEQUINHA, por Camila Oliveira;
VAGA EXCLUSIVA PARA QUALQUER UM, por Fernanda Bevilaqua;
ESPANTO E HESITAÇÃO, por Juliana Bom-Tempo;
UM QUADRADO BRANCO NO MEIO DE UM LUGAR, por Victor Gargiulo;
O QUE ESTÁ OCULTO POR TRÁS DO VISÍVEL, por Cláudia Regina;
DANÇAÇÕES PARA FOTO-GIF-VÍDEO-PROJEÇÕES, por Aline Salmin, Rosângela Borges, Ana Paula De Paula, Fabiana Garcez, Wesley Claudino, Artur Ayroso, Ricardo de Moraes, Isa Henriques e Deborah Furtado (sob orientação do professor Ricardo Alvarenga);
ELOGIO À CEBOLA, por Alexandre Molina;
MERCI BEAUCOUP, BLANCO, por Musa Mattiuzzi.